17 de setembro de 2008

Profissional de TI

Quando se fala em profissional de TI é complicado separar o joio do trigo, e muitas vezes a empresa acaba contratando alguém que não se enquadra no perfil requerido pela empresa.Há muitas dúvidas também entre especialização e generalização, o profissional deve ser focado em apenas uma área ou tentar entender um pouco de todas?Na minha opinião há espaço para ambas, especialização e generalização devem conviver, e são vitais para o setor empresarial, tendo cada um o seu espaço.Entre os profissionais de TI normalmente percebo três perfis, o gerencial, o perfil de campo e o administrativo, abaixo falo um pouco sobre cada um deles:

Perfil Gerencial: Normalmente este é o profissional que não “coloca a mão na massa” literalmente, o seu trabalho é coordenar equipe(s) de forma que supram a necessidade da empresa no menor tempo, com o menor custo e o melhor possível.O profissional com perfil gerencial é obrigado a se tornar um generalista, ele sabe um pouco de cada área da tecnologia da informação, tem conhecimento sobre áreas não relacionadas à TI, como marketing, publicidade e administração além de compreender bem a parte técnica, deve ser um profissional bem dinâmico.

Perfil de Campo: O profissional com perfil de campo é aquele profissional que atende pessoalmente aos chamados, implanta sistemas e dá treinamento.

Help Desk: O profissional de help desk é aquele que atende aos chamados dos clientes/usuários através de telefone, chat, conferência, e diversos outros meios. - Interno:O profissional interno é aquele que trabalha “por trás” dos sistemas, administradores de redes e programadores fazem parte deste perfil.

Nenhum comentário: